Poderes


                                                                             (Super-Man)
 






Super-Força: O Superman possui uma força quase infinita, superior a de qualquer outro super-herói. Sua força no começo também não era tão descomunal, ele só levantava um avião. Conforme diversos artistas foram lidando com o herói, sua força foi aumentando a níveis espetaculares. No pré-Crise, foi estatizado pelo DC Heroes RPG, um RPG oficial aprovado pela DC, que ele tinha força equivalente a 240.000.000.000.000 de toneladas, suficiente para jogar bola de gude com o Monte Evereste. Se muito forçar-se, ele é capaz de retirar um planeta de órbita… Entretanto, no período de John Byrne, a força de Superman foi bem mais reduzida no passado. Fichas de Dc Heroes deste período afirmam que a força dele era equivalente a 800.000 toneladas. Atualmente, Superman pode mover montanhas e planetas inteiros e tirá-los de órbita.




Super-Velocidade: Isto inclui não só mover-se depressa, mas enxergar o mundo como estivesse em camera lenta, podendo enxergar a trajetória de balas e objetos muito rápidos e pegalos com as mãos. No pré-Crise, ele tinha velocidade suficiente para rivalizar com The Flash (Barry Allen). Na fase de John Byrne, o Flash Barry Allen, que havia morrido, realmente era o homem mais veloz do mundo; Superman só chegava a alguns Machs e rivalizava com Wally West, que depois de Crise temporariamente teve seu poder reduzido. Atualmente, sua supervelocidade, correndo, é quase igual ao de The Flash/Wally West, mas voando é praticamente igual; sabendo-se que ambos podem alcançar e ultrapassar atualmente a velocidade da luz.




Invulnerabilidade: O Superman é invulnerável a tudo, exceto a kryptonita. No fim dos anos 1930, sua invulnerabilidade tinha níveis mais baixos. Era dito: "Nada mais poderoso que uma bala de canhão pode atravessar sua pele invulnerável". Ora, dois anos depois, na Segunda Guerra, ele já peitava balas de canhão. Ao fim da guerra, podia sobreviver a uma detonação nuclear. A pele de Superman é resistente o bastante para suportar armas nucleares sem dano algum. A explicação de John Byrne é que a energia solar estocada em seu corpo produz uma aura que protege seu corpo, bem como objetos e roupas ajustadas. Deste modo, o uniforme do Super é atualmente feito com tecido de Lycra, que ao entrar em contato com a pele do Superman, torna-se extremamente resistente. O mesmo não se pode dizer sobre a capa, que pode rasgar. Durante a mini-série Lendas, foi mostrado que esta aura também podia diminuir sujeira que se empregnasse no corpo do herói, mas nunca mais se falou sobre isso. Sua resistência também é tal que ele pode permanescer dias sem precisar de água, comida ou descanso.




Visão de calor: Não é realmente uma visão, mas um poder ofensivo: o herói consegue emanar feixes de luz pelas retinas que aquecem materiais resistentes a ponto de derretê-los.













Super-audição: permite ouvir sons a quilometros de distância, consegue distinguir a origem exata de um som, e ouvir sons que não são audíveis por seres humanos (como ondas de radar e apitos para cão). Em algumas histórias é dito que ele poderia ouvir o rastejar de uma centopéia no gramado da Casa Branca estando de Metropólis, mas tais histórias tendem ao exagero.









Sopro congelante: capaz de congelar seres e objetos meramente com um sopro












Hipnotismo: No Pré-Crise, os óculos de Superman tinham propriedades hipnóticas. As pessoas que o vissem de óculos enxergavam uma pessoa bem mais acabada que ele como Superman. A ilusão também aparecia em fotos e filmagens. Esta era a explicação pré-Crise para o fato dele poder se disfarçar com um mero par de óculos, a resposta era: Não eram um mero par de óculos! Na verdade, Clark teria, ainda na adolescência, confeccionado lentes com vidros Kryptonianos (indestrutíveis), retirados da espaçonave que o trouxe à Terra, pois em determinado momento de sua vida, quando precisou usar a visão de calor, usando óculos comuns, estes derreteram. Poder Banido





Visão térmica: permite ver padrões de calor. Superman pode ver o espectro eletromagnético, o que inclui o infravermelho e o ultra-violeta, permitindo-lhe enxergar durante a noite. Isto permite seguir rastros de calor residuais.

























Visão telescópica: pode enxergar o que ocorre a grandes distâncias.